Pesquisa recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta que o segmento de franquias registrou um crescimento de receita de 7,6% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2016 com o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor subiu de R$ 31,3331 bilhões para R$ 33,709 bilhões.
O setor registrou ainda um índice de expansão de 2,9% em unidades de franquia em relação ao ano de 2015, totalizando 141.254 unidades. A variação do número de unidades no período representou um incremento de 2.911 novas operações de franchising no Brasil.
Embora se trate de lugar comum, não há como negar que nos chamados períodos de crise florescem oportunidades, especialmente pelo espírito dos empreendedores que muitas vezes enxergam, sabiamente, o momento de investir, de buscar o novo, de reinventar-se.
Após analisar e estudar detidamente o mercado e ponderar sobre as possibilidades de empreender, alguns empresários e investidores optam pelo franchising, apostando na segurança de uma marca já testada e aprovada pelo consumidor.
Mas o que significa exatamente adquirir uma franquia? Como se dará a futura relação com o franqueador? Muitas das vezes estas perguntas só serão respondidas na prática, o que resulta em incertezas, geração de conflitos e frustrações desnecessárias. Desta forma, conhecer melhor e previamente essa relação é, acima de tudo, uma obrigação das partes.
De fato, alguns pontos críticos devem ser avaliados no momento de escolher uma franquia, tais como:
Desta forma, analisar a Circular de Oferta de Franquia, o contrato de franquia e demais documentações e informações postas à disposição do empresário antes de assinar com a marca com o apoio de um advogado especializado faz toda a diferença e evita conflitos e frustrações desnecessárias entre as partes.
A SILVA, SANTANA & TESTON ADVOGADOS se coloca à disposição para prestar esclarecimentos adicionais acerca deste e outros assuntos que sejam de interesse.
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